O complexo estuarino lagunar que vai de Iguape (SP) a Paranaguá (PR) abriga uma incrível diversidade biológica que o coloca como uma das principais áreas naturais preservados do planeta.

O Lagamar possui um significativo conjunto de atributos ambientais constituídos de cobertura vegetal original, manguezais e restingas. Caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também como um dos ecossistemas costeiros mais produtivos do mundo.

Por ser extremamente vulnerável, encontra-se sob a jurisdição de um mosaico de Unidades de Conservação. Em 1993, a região foi reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, em 1999, recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela UNESCO.

De forma geral, possui manguezais, estuários, rios, canais lagunares, planícies costeira, cachoeiras, além de ilhas costeiras e oceânicas. Inclui, ainda, dentre seus predicados paisagísticos, restingas, dunas, sambaquis e a mais extensa faixa contínua de Mata Atlântica no Brasil. Esse mosaico de paisagens únicas abriga rica diversidade biológica, com várias espécies criticamente ameaçadas.

Especificamente, os manguezais são de vital importância para região, sendo base econômica e social da região estuarino lagunar, classificada como Zona de Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental Cananeia – Iguape – Peruíbe (APA CIP), cuja preservação deve ser assegurada no presente para garantir o direito das gerações futuras.

Fonte de consulta: Matimpererê Turismo de Experiência

Category
Tags

No responses yet

Deixe uma resposta